quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora de La Salette.....



Há muitos, muitos anos, tive oportunidade de visitar o Santuário de Nossa Senhora de La Salette, situado numa montanha dos Alpes Franceses, perto de Grenoble...., na verdade uma lindíssima Basílica..., desconhecendo porém que em Portugal existia igualmente um templo destinado ao culto desta Santa....!!!!



No entanto visitei recentemente este último e apesar de dimensões nada semelhantes às do primeiro, é, mesmo assim, uma bonita Igreja, com lindos vitrais, onde todos os anos, no 2º domingo de Agosto, se realizam as festas em honra da Virgem em apreço.....!!!




Estas festas remontam ao ano de 1870, quando, na sequência de uma terrível seca, os crentes imploraram a protecção da Virgem para obtenção de chuva em abundância e obtiveram-na....!!!! 

Foi então que, em acção de graças se construíu, no "Alto do Crasto" (hoje parque de La Salette) uma capela em honra da Virgem.....



Mesmo não sendo pela altura das festas, vale a pena visitar....!!!!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Um dos maiores vultos da Cultura Portuguesa.....

FERREIRA DE CASTRO

José Maria Ferreira de Castro foi um escritor Português que, aos doze anos de idade, emigrou para o Brasil.

Nasceu em OSSELA - OLIVEIRA DE AZEMÉIS, a 24 de Maio de 1898, no seio de uma família bastante humilde e por isso, desde muito cedo, sentiu necessidade de trabalhar no sentido de tentar melhorar as suas condições de vida...!!!

A este propósito pode-se referir que ele e a sua família, viviam numa pequena casa que havia sido doada aos seus pais por um Comendador da região, para quem trabalhavam.... (a sua mãe zelando pela casa do referido Comendador e respectiva família, e o seu pai pelos terrenos envolventes, retirando de lá o sustento para eles e para os seus cinco filhos)....!!!


Foi essa necessidade e grande vontade de modificar a sua forma de vida, que o levou a emigrar para o Brasil, apenas com doze anos de idade (ajudado por um tio lá residente)....,mas que, infelizmente, em nada resultou naquilo que ele próprio imaginara que iria encontrar junto desse familiar....

Se a vida pouco lhe sorria, na sua terra, na sua humilde casa, junto da sua família, menos ainda lhe sorriu após a sua chegada ao Brasil....!!!!

Foram muitas as dificuldades por que passou e durante vários anos chegou a viver sózinho, em plena selva amazónica, em precárias condições, tendo recorrido a todo o tipo de trabalhos para poder sobreviver....
No entanto foi lá que, em 1916, publicou o seu primeiro romance intitulado "CRIMINOSO POR AMBIÇÃO".
Regressado a Portugal dedicou-se ao jornalismo (que era a sua grande paixão), tendo sido redactor do Jornal "O SÉCULO" e director do jornal "O DIABO", no entanto, como grande ficcionista que era e trabalhador incansável, escreveu muitíssimo e, ainda hoje, é um dos autores com maior obra traduzida em todo o mundo....!!!

Uma grande parte da sua obra encontra-se exposta na Biblioteca de Ossela (mandada construir por ele próprio, mesmo defronte da casa onde nasceu e viveu até aos doze anos e que hoje está transformada em "Casa Museu"), mas também na Biblioteca de Sintra, terra onde viveu uma grande parte da sua vida.


Como curiosidade é de realçar um aspecto bastante interessante que tem a ver com o facto de existirem cartas escritas por Ferreira de Castro (creio que duas), que a seu pedido só devem ser abertas e lidas no ano de 2050, daí que se encontrem lacradas para se ter a certeza que a sua vontade se irá cumprir....!!!

O que terá escrito Ferreira de Castro para ser lido só em 2050????

Ferreira de Castro faleceu em 1974 na cidade do Porto, mas também por sua vontade, encontra-se sepultado no ponto mais alto da encosta da Serra de Sintra (Serra dos Mouros). Neste local, foi também por sua vontade esculpido um banco na própria rocha, para que se possam sentar todos os que ali se deslocam para admirar a bela paisagem e colocar os pés sobre a sua campa.....

Vale a pena visitar Ossela, a Casa Museu Ferreira de Castro, a sua Biblioteca, mas sobretudo conhecer a sua história de vida.....!!!!!




"Ferreira de Castro" Slideshow: A.’s trip to Oliveira de Azemeis was created with TripAdvisor TripWow!


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A Primavera a chegar.......


Não obstante os dias invernosos que se têm feito sentir, especialmente nesta última semana, com chuvas fortes, trovoadas e muito frio (o que afinal é absolutamente normal nesta altura do ano).... mesmo assim...., a Primavera já começou a querer dar o ar da sua graça, apesar de faltar ainda quase um mês para a sua chegada... (no calendário).......!!!

Mas a Natureza é assim mesmo, surpreende-nos.... e se estivermos bem atentos facilmente percebemos que, quase por todo o lado, vão já surgindo alguns sinais da aproximação dessa bonita e refrescante estação do ano, em que tudo renasce.....!!!!

E foi assim que "descobri", no meio de árvores ainda completamente despidas, esta, que já se encontra repleta de flores (as quais os ventos e chuvas dos últimos dias não conseguiram destruir) e que se prepara para "me" proporcionar (quando chegar a altura própria), uns deliciosos alperces....

Fiquei agradavelmente surpreendida e..., é claro..., não resisti ao registo desta imagem....!!!!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O nariz da Europa.....!!!!


“Onde a terra acaba e o mar começa”, disse CAMÕES…!!!!

Estamos obviamente a falar do CABO DA ROCA, a ponta mais ocidental do Continente Europeu…



Situa-se no extremo da Serra de Sintra e é um local que não deve deixar de ser visitado quando nos passeamos por aquelas imediações…..!!!!


O seu Farol com 165 metros de altura (um marco extremamente importante para os navegantes), que data de 1772 e a imensidão do oceano que dali se avista, são um deslumbramento para quem chega naquele local….!!!!


Também a restante paisagem é digna de uma apreciação atenta, já que as pequenas povoações que salpicam de branco todo o verde da região, conferem-lhe uma beleza única….!!!!


Vale sempre a pena visitar, mesmo quando já se conhece.....!!!!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

"IMPOSSÍVEL".....


Num domingo chuvoso, nada melhor para se passar uma tarde agradável, do que ver um bom filme…., de preferência no cinema, porque em casa…., apesar de saber bem estar no aconchego do lar, não é a mesma coisa….

E nesta tarde de domingo, a minha escolha foi para o “IMPOSSIVEL”, um filme que reconstitui a enorme tragédia do tsunami de 2004, o qual devastou a paradisíaca costa asiática, tirando a vida a cerca de duzentos e cinquenta mil pessoas…..

Enfim…!!!! Uma catástrofe que ninguém mais esquecerá, mas que está muitíssimo bem representada neste filme e, a quem ainda não teve oportunidade de o ver, recomendo vivamente que o faça…!!!

Gostei muito…..!!!!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

14 de Fevereiro - Dia de São Valentim......




Segundo reza a lenda, o Bispo Valentim lutou contra as ordens do Imperador Cláudio II que havia proibido o casamento durante as guerras, por considerar que os homens solteiros seriam combatentes mais aguerridos….

Para contrariar tais ordens, continuou a celebrar casamentos (e ele próprio se casou secretamente), o que lhe valeu a condenação à morte, quando foi descoberto.

Mas enquanto prisioneiro a aguardar o cumprimento da sua sentença, além de receber muitas flores e bilhetes escritos por jovens dizendo que continuavam a acreditar no amor, ele próprio se apaixonou pela filha do carcereiro (que era cega) e esse amor, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

Antes de ter sido executado Valentim enviou uma mensagem de “adeus” à sua amada e nessa mensagem intitulou-se de “SEU NAMORADO”….

E assim surge o São Valentim associado às questões do cupido e daí que este seja mais um dia para se comemorar alguma coisa....., desta vez, as uniões amorosas …..!!!!

É claro que, as uniões (as que são efectivamente amorosas), podem, devem e tenho a certeza que são, comemoradas sempre…..,em qualquer momento…., independentemente do dia, do mês, ou da estação do ano…., afinal o dia dia dos Namorados, do Natal, ou qualquer outro…, “é sempre quando o Homem quiser”….!!!

De qualquer modo, neste dia 14 de Fevereiro...., para todos....., Feliz Dia dos Namorados….


domingo, 10 de fevereiro de 2013

O TEMPO....!!!



“O tempo tem aspectos misteriosos:
Um ano passa a toda a velocidade
E um minuto, se estamos ansiosos
Parece, às vezes, uma eternidade

Um dia ou é veloz ou pachorrento
-depende do que está a acontecer-
O tempo de estudar, pode ser lento
O tempo de brincar, passa a correr

E aquela terrível arrelia
Que até te fez chorar, por ser tão má
deixa passar o tempo. Por magia,
quando olhamos para trás, já lá não está.”

(Rosa Lobato Faria)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Torres Vedras e o seu Carnaval Infantil......!!!


Em Torres Vedras, em época de Carnaval, do que mais poderemos falar senão de cabeçudos, matrafonas, carros alegóricos, folia, noitadas, etc. etc. etc.....???????

Não há qualquer hipótese....!!!

Este é um assunto transversal a qualquer idade ou extracto social...

Enfim...., é o assunto que impera.......e nenhum outro, nesta altura do ano, por muito que nos esforcemos, ocupa tanto as mentes dos foliões e absorve tanto a atenção de todos.....!!!

E hoje, 8 de Fevereiro de 2013, foi o dia das crianças sairem à rua para o seu desfile carnavalesco..!!! 

Desde as creches ao ensino secundário, todas as escolas do concelho disseram: "PRESENTE" nesta festa e, com muita alegria e cor, apresentaram-se com trajes engraçadíssimos alusivos ao tema que para este ano foi proposto: "RECICLAGEM"....


Carnaval Infantil 2013 Slideshow: A.’s trip to Torres Vedras was created with TripAdvisor TripWow!





quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mais um Carnaval......!!!!



Nesta altura os foliões já estão mais do que preparados para 5 dias de “festa” intensa…..

É claro que estou a falar do Carnaval de Torres Vedras, porque na verdade só aqui é que se vive o Carnaval desta forma….

Começa na Sexta-Feira, logo pela manhã, com o desfile dos alunos de todas as escolas do concelho, continua à noite com a chegada dos “Reis do Carnaval” e a animação continua noite dentro até terça-feira, sem parar…….!!!!

É preciso ter estrutura para tanto….!!!!

Mas há quem quem tenha resistência para parar só na Quarta-Feira de cinzas….!!!

É assim o Carnaval em Torres Vedras…


Amanhã apresentar-se-ão as fotos do Carnaval Infantil.......!!!!


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SEGURA........!!!!



Visitar aldeias de Portugal é um privilégio para todos quantos procuram conhecer melhor a nossa história...., e,  SEGURA, é mais uma bonita aldeia portuguesa que merece ser visitada…..!!!!
Freguesia do Concelho de Idanha-a-Nova, situa-se na fronteira Portugal-Espanha e foi Vila e Sede de Concelho entre 1510 e 1836…..!!!



É uma aldeia raiana cheia de tradições e pode-se dizer que é paragem obrigatória para quem atravessa a fronteira, pois não é possível passar por ali e ficar indiferente àquela povoação.....!!!!
Nesta bela Aldeia merecem ser visitados, o Pelourinho, a Fortaleza e a Igreja da Misericórdia, mas…, se passearmos um pouco pelas suas estreitas ruas empedradas e se tivermos a possibilidade de estabelecer contacto com os seus habitantes, isso proporcionar-nos-á, um maior e melhor conhecimento da vida da Aldeia e dos seus costumes…..!!!



domingo, 3 de fevereiro de 2013

Há palavras que nos beijam......!!!




Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto,
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas, inesperadas
Como a poesia ou o amor.
  
(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído,
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.

(Alexandre O'Neill)

sábado, 2 de fevereiro de 2013

De novo na Bahía......!!!!



Mesmo quando já se esteve e já e conhece uma dada região, é sempre bom voltar, não só porque faz bem revisitarmos e sentirmos a “vida” em determinados locais, como é certo e seguro que encontraremos sempre alguma coisa de novo que, por alguma razão, ficou por visitar das vezes anteriores, ou então não valorizámos devidamente…!!!

O Estado da Bahía e a sua capital, Salvador (fundada como Salvador da Bahía de Todos os Santos), encantam todos quantos se deslocam até lá ….!!!


Desta vez fiquei-me por “Guarajuba”, disfrutando:

das belíssimas paisagens que me encantam pelos vastos coqueirais,
das praias de extenso areal (a perder de vista);
das piscinas naturais que se formam com as marés baixas;
das temperaturas da água do mar;
do sossego;
da tranquilidade;
da paz que toda aquela envolvência proporciona…..!!!!






Valeu.....!!!!