quinta-feira, 28 de junho de 2012

Capital Europeia da Cultura - 2012 (Parte II)



Eis alguns pormenores de uma parte do “Roteiro Religioso” que foi possível efectuar (dada a escassez de tempo), sendo de referir que, entre muitos outros, são dignos de realce os seguintes tesouros da cidade de Guimarães, que integram o seu Património Religioso e Conventual:

A Igreja de Santo António dos Capuchos

Também conhecida como “A Igreja do Hospital”, pelo facto de pertencer ao Convento dos Capuchos (construído no Século XVII) e onde mais tarde (já no Século XIX, mais concretamente em 1842), a Misericórdia veio a instalar o seu hospital.
Nesta Igreja realizam-se todos os anos concertos no âmbito dos Festivais Internacionais de Orgão Ibérico e, no passado dia 22, foi possível assistir a mais um desses concertos, desta vez com a participação do organista alemão Roland Muhr.
Foi na verdade um belíssimo concerto....!!!

A Igreja Conventual de S. Domingos e Paroquial de S. Paio 

Fundada no Século XIII por S. Domingos de Gusmão “Ordem Mendicante”.
Possui um fabuloso cadeiral com decoração a ouro e a sua capela mor é de estilo “Joanino”.

Após a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o edifício do Convento foi ocupado pelo 18º Regimento de Infantaria, mas algumas décadas depois parte do referido espaço foi cedido à Sociedade Martins Sarmento que ali instalou um núcleo do seu Museu.

Ainda no Século XIX, por decreto-régio de D. Maria II, foram cedidos à Ordem Terceira de São Domingos a Igreja e Anexos.

É curioso que esta Ordem sempre desenvolveu uma importante acção social junto dos mais necessitados e ainda hoje continua a fazê-lo....!!!

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Situa-se no Largo da Oliveira, no coração do Centro Histórico de Guimarães.
É um templo românico reedificado por D. João I, em finais do Século XIV, na sequência de uma promessa feita a Nossa Senhora da Oliveira pela vitória da batalha de Aljubarrota….

A Igreja de S. Pedro (designada por Basílica de S. Pedro) 

Situa-se na “Sala de visitas” da cidade de Guimarães (O TOURAL).
Foi mandada construir em 1737, mas com grande simplicidade, junto às casas da Irmandade de S. Pedro.
Contudo, por volta do ano de 1881 tiveram início obras de ampliação que terminaram em inícios do Século XX, o que implicou a demolição das referidas casas da Irmandade de S. Pedro.
A obra não ficou contudo completa, pois em vez de duas torres apenas uma foi construída, onde se encontra instalado o relógio-carrilhão, com os seus quatro mostradores.
É mais um dos tesouros da cidade de Guimarães que encanta os seus visitantes.


O Convento de Santa Clara

Onde actualmente se encontram instalados os serviços administrativos da Câmara Municipal de Guimarães, é um belo edifício de fachada barroca, que começou a ser construído em meados do século XVI, albergando as primeiras religiosas (Clarissas) em 1562.
No século XVIII foram efectuadas grandes obras de recuperação, mas o edifício começou a entrar em decadência após a extinção das ordens religiosas em Portugal (1834).
Este foi, tanto quanto se sabe, um dos Conventos mais ricos de Guimarães.

O Museu Alberto Sampaio 

Situa-se no Centro Histórico de Guimarães e está instalado em edifícios de valor histórico e artístico que pertenceram à colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, sendo de realçar o seu belíssimo claustro.



domingo, 24 de junho de 2012

Capital Europeia da Cultura - 2012 (Parte I)








É uma das cidades históricas mais importantes do país, designada como “CIDADE BERÇO”.

As suas ruas e monumentos encantam todos quantos a visitam, pois, onde quer que estejamos, tudo respira história…..!!!!

A sua arquitectura religiosa, civil e militar é muito vasta e riquíssima e todo o tempo é pouco para visitar e apreciar tanta beleza….!!!

É preciso ir e permanecer com tempo, para conhecer ao pormenor as suas lindíssimas igrejas e capelas, apreciar as suas ruas e praças de origem medieval, as inúmeras casas senhoriais, os palacetes, os belissímos jardins…, enfim…, tantas maravilhas que esta cidade tem para oferecer aos seus visitantes…..!!!!


Vale mesmo a pena visitar a "Capital Europeia da Cultura - 2012"



Guimarães Slideshow: Albertina’s trip to Guimarães, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Guimarães slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

domingo, 17 de junho de 2012

Concerto dos 75 anos da Rádio Renascença....



Comemoração dos 75 anos da Rádio Renascença.

Foi ontem, dia 16 de Junho de 2012, no Pavilhão Atlântico em Lisboa, com um soberbo concerto…..!!!!


É verdade……, o Tenor “José Carreras” cantou e encantou…!!!!
Já era esperado….., mas foi simplesmente brilhante, não só nas interpretações a solo, como também quando cantou com a Fadista “Carminho” e com a Soprano “Ailyn Pérez”, possuidora de uma voz extraordinária…!!!!
O público aplaudiu de pé e os aplausos foram bem merecidos….
Também a “Orquestra Sinfonietta de Lisboa”, dirigida pelo Maestro “David Giménez” teve uma brilhante actuação que deliciou todo o auditório….., mas quando interpretou “La Boda de Luis Alonso, Intermedio"…, arrasou…!!! completamente…!!!
Foi um concerto de grande qualidade, repleto de “momentos altos”…..!!!

Parabéns à Ràdio Renascença….!!!!

sábado, 16 de junho de 2012

Rascunho...??????




“Não faças da tua vida um rascunho.
Poderás não ter tempo de passa-la a limpo”.

(Mário Quintana)



terça-feira, 12 de junho de 2012

Em apenas um instante....!!!


Infância.... 
Família....
Lembranças de um passado remoto....!!!

Tudo num único espaço...., num só momento...., em apenas um instante....., mas tudo reduzido a quase nada....!!!!


São apenas as árvores, as plantas, a casa e pouco mais, que restam duma vida que há muito ficou para trás....!!!

Na verdade admirando tudo o que ainda teima em permanecer: loendros, buganvilias, ibiscos, hortenses, nespereiras, figueiras, amoreira,  damasqueiro e tudo o resto, facilmente se percebe que também eles envelheceram, mas lá continuam fazendo jus à natureza, que em cada ano se encarrega de os cobrir de folhas, de flores, de frutos....!!!!


No que à vegetação diz respeito, efectivamente nada mudou....!!!!
Tudo resiste às intempéries das estações menos favoráveis e tudo consegue renascer em cada primavera, para fazer lembrar que afinal "a vida" não acaba......!!!!


Que pena não podermos dizer o mesmo de todos quantos por ali passaram, que ali viveram e que ali, à sua maneira, foram felizes....!!!!



Em Apenas um Instante....!!!! Slideshow: Albertina’s trip to Olhao, Algarve, Portugal was created by TripAdvisor. See another Olhao slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

Momentos....!!!!



Celebrar a vida é: 

  • somar amigos, 
  • experiências 
  • e conquistas, 

dando-lhes sempre algum significado. 


(Eurico Veríssimo)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

FOI UMA FESTA....!!!!!!



É sempre muito agradável festejar o que quer que seja e é muito bom, quando, sob qualquer pretexto, podemos reunir família e/ou amigos..., já que tais reuniões resultam, regra geral, em convívios onde a alegria e boa disposição são uma constante.....!!!!
E na passada segunda-feira, 4 de Junho de 2012, a festa aconteceu e não foi por um motivo qualquer, mas sim  porque a "Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras (AUTITV), comemorou nesse dia o seu 9º aniversário...!!!
Foi uma festa muito bonita, que se iniciou com uma Missa Solene de Acção de Graças, celebrada no Convento do Varatojo e que, como não podia deixar de ser, teve o seu período de convívio entre professores e alunos, num almoço-piquenique servido na mata do referido Convento...!!!!

Aniversário - Autitv Slideshow: Albertina’s trip to Torres Vedras, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Torres Vedras slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

ROCK IN RIO LISBOA 2012



Ontem foi dia de assistir aos espectáculos de Rui Veloso, Xutos e Bruce, entre muitos outros….

O público, que durante toda a tarde e noite ali esteve presente, fez daquele evento, como aliás sempre acontece, uma grande festa digna de registo.

Foram muitas horas de muita e boa música e de grande animação….!!!

De salientar a nova atracção deste espaço: “ROCK STREET” .

Trata-se de uma rua inspirada na magia e no som contagiante de Nova Orleans com músicos, malabaristas, cartomantes, caricaturistas, mágicos e muitas outras atracções….!!!!

"ROCK IN RIO LISBOA 2012 - EU VOU…."

Aliás……………, "EU FUI"….!!!!!


Rock in Rio 2012 Slideshow: Albertina’s trip to Lisbon, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Lisbon slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

sábado, 2 de junho de 2012

Passeando por Vila do Conde.....(Parte 2)


Continuando a visita por esta bela cidade, que possui uma imensa riqueza sob o ponto de vista patrimonial, é a vez de visitar:

·       a Igreja de Nossa senhora da Lapa;

·       o “Forte de S. João Batista”, cuja construção teve como objectivo a defesa do porto do Ave e onde actualmente podemos encontrar uma unidade hoteleira;

·       a Igreja Matriz dedicada ao referido Santo (Padroeiro de Vila do Conde) e onde foi batizado o escritor Eça de Queiroz;

·       o Edifício dos Paços do Concelho, um exemplar da arquitectura quinhentista e defronte, o Pelourinho Manuelino;

·       o antigo “Convento do Carmo”, de Carmelitas Descalças, que ali se instalaram em 1765 e nele permaneceram até à extinção das Ordens Religiosas;

·       as capelas de “São Roque” e de “São Bento”, a primeira mandada construir pelos devotos de Vila do Conde, em 1580, por se terem salvo da peste, cujas paredes no interior são revestidas com painéis de azulejos;

·       Os “Passos da Via Sacra”, constituídos por nichos integrados em muros, que são de uma beleza invulgar e que prendem a nossa atenção quando percorremos as ruas do centro da cidade;

·       O “Solar de S. Roque”, que assenta sobre antigas fundações de um imóvel quinhentista, cujo projecto de recuperação compreendeu uma residência de estudantes, no primeiro andar e, no rés-do-chão, uma galeria de arte cinemática, que constitui o primeiro espaço, no país, exclusivamente dedicado à apresentação de obras de artistas nacionais e estrangeiros.

Enfim…., não tenhamos qualquer dúvida de que muito ficou ainda por visitar:

·       várias igrejas, capelas e conventos,

·       pontes românicas e medievais,

·       antigos solares onde actualmente funcionam diversas instituições e museus….

São na verdade uma infinidade de pontos de grande interesse histórico que não devem cair no esquecimento e por isso ficou a promessa de voltar…..!!!!

Passeando Por Vila do Conde Slideshow: Albertina’s trip to Vila do Conde, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Vila do Conde slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.