domingo, 4 de novembro de 2012

LAVOS.......

(Praia de Lavos avistando-se ao fundo Figueira da Foz)

Foi numa tarde de Agosto de 1808 que, na desabrigada praia de Lavos, desembarcaram as tropas inglesas comandadas por Arthur Wellesley (o Duque de Wellington), aquando da guerra peninsular.

Decorridos mais de dois séculos, e numa época em que tanto se fala e se escreve sobre estes factos históricos, resolvi (após ter visto o filme "As Linhas de Wellington"), ir até ao local para uma visita, quer à referida praia, quer à casa onde o Duque de Wellington se hospedou e onde fez o seu quartel general durante o tempo que permaneceu naquela zona......




7 Comentários:

Às 5 de novembro de 2012 às 22:44 , Blogger leandro guedes disse...

Pelo aspecto e apesar da sua importancia histórica, parece ser mais um monumento ao abandono ou muito mal tratado, igual a tantos outros que a Albertina tem retratado neste seu blog.
LG.

 
Às 6 de novembro de 2012 às 08:46 , Blogger Albertina Granja disse...

Sim...., este é mais um edifício completamente abandonado, ao qual não se dá a devida importância......!!!! E é uma pena....!!!!
A única coisa que lhe fizeram (para não cair no esquecimento), foi colocar-lhe duas placas que assinalam a passagem e permanência do Duque de Wellington por aquele local.....!!!

 
Às 9 de abril de 2013 às 17:43 , Anonymous Moisés Gaudêncio disse...

Exma Sra, gostaria de lhe pedir autorização para usar as suas fotografias para divulgar a existência esta casa num grupo do Facebook dedicado à temática das invasões francesas e guerra peninsular. Deixo o link: https://www.facebook.com/groups/220712801329028/

Agradeço desde já.

Moisés Gaudêncio

 
Às 9 de abril de 2013 às 19:34 , Blogger Albertina Granja disse...

Boa tarde Sr. Moisés Gaudêncio..
Se acha que as fotografias aqui publicadas reúnem as condições que pretende e têm a qualidade necessária para o fim em vista, disponha...., tem a minha autorização para o fazer...

Melhors cumprimentos
Albertina Granja

 
Às 13 de fevereiro de 2022 às 08:44 , Blogger Hugo disse...

Muito boa tarde. Pode por favor dar a indicação do local da casa? Tenho interesse em visitar e não encontro referência. Desde já muito obrigado.

 
Às 13 de fevereiro de 2022 às 09:22 , Blogger Albertina Granja disse...

Como já passaram 10 anos depois desta visita, tenho alguma dificuldade em dar pormenores dos caminhos que me levaram até ao local.
Recordo-me que na altura recorri à Junta de Freguesia de Lavos para me explicar como lá chegar, e consegui.
Julgo que será a melhor forma de o fazer.
Eu própria também pretendo lá voltar para perceber se algo já foi feito neste últimos 10 anos, mas quando me decidir, terei de voltar a pedir a ajuda à Junta de Freguesia.

 
Às 13 de fevereiro de 2022 às 18:17 , Blogger Hugo disse...

Muito obrigado.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial