quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TAVIRA


CIDADE DAS 32 IGREJAS

Para além do mar, sol e areia, TAVIRA é também conhecida pelo seu património arquitectónico, sendo de realçar o castelo e as 32 Igrejas que pontuam a urbe e a fazem ser conhecida pela “cidade das Igrejas”.
Esta cidade algarvia foi conquistada aos árabes por Paio Peres Correia, que tomou o seu Castelo, e do qual restam as suas muralhas.

Tavira é atravessada pelo rio Gilão, sendo digna de destaque a sua ponte romana.

De origem antiquíssima, Tavira delicia os seus visitantes com o seu belo centro histórico.
Sendo uma das mais típicas cidades algarvias, apresenta-se de tal modo pitoresca, que um calmo passeio pelas suas ruas não deixa de ser apetecível, pelas lindas casas, varandas, telhados, azulejos, etc.
A propósito dos interessantes telhados das casas mais antigas, os quais enchem de pitoresco a zona histórica da cidade, é de referir que, cada casa pode ter vários pequenos telhados, justapostos e alinhados em sequência, ao longo da fachada.
São os chamados “telhados tesoura”, constituídos por pequenos telhados de quatro águas, bastante inclinados, que formam uma bicuda quadrangular. Nunca cobrem a totalidade da construção e cada um corresponde a uma divisão da casa.

Estes telhados estão associados à influência cultural do oriente longínquo, como testemunho dos cruzamentos culturais propiciados pela expansão marítima a partir do século XV.
Uma passagem pelas igrejas é como que indispensável, sendo dignas de nota, entre outras, a Igreja das Ondas, a de Santo António, com os seus conjuntos escultóricos de tamanho natural ilustrando a vida do Santo, a de São Paulo, que contém belas pinturas de Rasquinho, pintor algarvio nascido em Loulé, a de S. Francisco, a de Santa Maria do Castelo, edificada sobre uma mesquita árabe e contendo várias imagens antigas, azulejos e valiosas peças de ourivesaria e obviamente a Igreja da Misericórdia.

                                                           Igreja de S. Paulo
Ainda dignos de nota são o Palácio-Galeria, junto ao Castelo, o Convento do Carmo, com a sua magnífica igreja forrada a talha.

Uma pequena viagem de barco pode levar o visitante à Ilha de Tavira, a tornar-se convidativa pelo sossego que proporciona. Dali se avista Santa Luzia, uma grande aldeia de pescadores com uma bela aparência, assim vista à distância.


Em volta vários miradouros podem proporcionar uma melhor visão desta cidade coroada com as torres brancas das suas igrejas.

Perto da Luz de Tavira, aldeia conhecida pela sua igreja, sobretudo pelo seu portal lateral e como local de peregrinação dos devotos de Nossa Senhora da Luz, cuja imagem de jaspe ali se venera, pode encontrar-se a bela  ruína da Torre de Aires de onde, ao pôr-do-sol, se disfrutam admiráveis panoramas.


À saída da cidade, para o lado de Vila Real de Santo António, no fim de uma azinhaga, encontra-se o Poço Vaz Varela. Segundo a lenda estão dentro dele um rapaz e uma rapariga mouros que, todos os anos, pelo São João, vêm namorar, vestidos de branco, entre a meia noite e a madrugada.


E então?
Quem é que conhece bem esta maravilhosa cidade algarvia?

1 Comentários:

Às 13 de janeiro de 2011 às 23:11 , Blogger Andradarte disse...

As coisas que ela sabe....Essa dos telhados..
cada um para sua divisão...nunca eu advinharia...
Aprender até morrer....
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial